Rato No Vaso Sanitário? Causas E Como Retirar

O que fazer quando descobrimos haver rato no vaso sanitário e nas tubulações? O medo disso acontecer assombra muitas donas e donos de casa. E não é por pouco, afinal, estes roedores causam doenças diversas, sem contar o odor que deixam nos cômodos em que passam. 

rato no vaso sanitario

Este problema é muito comum, visto que os roedores tendem a permanecer em locais mais escuros durante o dia para se protegerem dos humanos e, simultaneamente, terem acesso a alimentos e matérias orgânicas. Contudo, com o silêncio da noite e os hábitos noturnos, é comum que saiam do esgoto. 

Os encanamentos e fossas são ricas em matérias orgânicas devido a fezes eliminadas no banheiro, inclusive em relação aos restos de comida da pia da cozinha. 

Inicialmente, pensar sobre o aparecimento de roedores na residência causa certo incômodo. Entretanto, existem algumas receitas caseiras e dicas colocadas em prática para impedir que isso aconteça. 

Quer saber mais sobre o assunto? Fique com a Martec!

Por que aparece rato no vaso sanitário?

Como dito na introdução deste artigo, uma das causas pela qual os ratos aparecem no vaso sanitário são os alimentos e fezes presentes nos encanamentos. Deste modo, tendem a se alimentar dos restos de matéria orgânica. Além disso, por terem hábitos mais noturnos, é comum que fiquem na tubulação de dia e tentem sair pela noite. 

Outro aspecto que pode fazer com que os ratos apareçam no vaso sanitário é em relação ao banheiro sujo demais. Esse é um dos motivos. No entanto, não é o único, por isso, não significa que seu banheiro não esteja em dia com a limpeza. 

O excesso de sujeira, papel, roupas úmidas e encardidas, atrai estes roedores, fazendo assim com que se sintam interessados em sair do ambiente em que estão para caminhar pelo cômodo.  

Justamente por aparecerem após sentir os odores e cheiros dos restos de comida que a gente joga na pia e no vaso, evitar jogar matérias orgânicas é uma alternativa para tentar impedir o aparecimento. 

Como acabar com ratos no vaso sanitário?

Confira, abaixo, algumas dicas que a Martec separou que irão te ajudar a como acabar com os ratos no vaso sanitário ou banheiro, de uma vez por todas! 

Bloqueadores 

Uma dica de ouro é fazer a compra de bloqueadores. Os bloqueadores podem ser adicionados no vaso sanitário e impedirão que o rato consiga sair para passar doenças, por exemplo.

Existem vários tipos de bloqueadores que, além de impedir a entrada de roedores, auxiliam a controlar os odores que vêm da fossa.  O valor de um bloqueador varia conforme a loja virtual ou físicas que está realizando a compra e, além disso, a forma de pagamento. 

No entanto, no Mercado Livre é possível encontrar muitas alternativas custando em torno de R$ 200, com possibilidade de parcelamento. 

Apesar do valor parecer caro inicialmente, é algo que super vale a pena a longo prazo. Afinal, você estará garantindo o fim de uma série de transtornos e, inclusive, doenças transmitidas por estes mamíferos. 

Cloro e água sanitária 

Outra técnica é encher o vaso e os buracos do banheiro com água sanitária antes de ir dormir. Pois a água sanitária possui um odor que espanta os roedores, impedindo que eles subam, além de que é extremamente agressiva a eles, causando, inclusive, a morte. 

Coloque algumas tampas de água sanitária e verá que dificilmente os destruidores voltarão a subir. Esta prática também garante outras vantagens além de impedir os mamíferos no banheiro, como, por exemplo: 

  • Cheiro mais agradável. 
  • Fim de marcas de urina na cerâmica do vaso. 
  • Mais praticidade no momento em que for limpar. 
  • É super barata sendo encontrada em qualquer mercado. 

Cheiros que os ratos detestam pode evitar rato no vaso sanitário

Existem alguns odores, adicionados em seu banheiro que dessa forma auxiliara na remoção de ratos. Confira, abaixo, quais são eles: 

  • Óleo de Pimenta. Diferentemente de como acontece com venenos tradicionais ou a naftalina, utilizada para espantar baratas e ratos, o óleo de pimenta é super saudável e não causa nenhum dano para a saúde dos seres humanos, além de que possui um cheirinho super gostoso. Deixe uma misturinha com ele no banheiro e borrife todas as noites antes de dormir. 
  • Óleo de hortelã. Precisa ser aplicado uma vez a cada dois dias para dessa forma trazer o efeito desejado, deixa o seu banheiro com aquele cheiro perfeito. 
  • Cebola. Apesar de ser super efetiva para espantar os ratos, acaba não dando um cheiro tão agradável ao seu banheiro.

Pasta com caldo de galinha

Para evitar rato no vaso sanitário, outra alternativa é que você crie uma pasta com caldo de galinha. O passo a passo de preparo é simples: 

  • Misture 1 colher de óleo com 1 colher de água, 4 colheres de bicarbonato de sódio e 1 caldo de galinha. 
  • Se a mistura ficar muito mole, então adicione mais colheres de bicarbonato. 
  • Os ratos sentirão atraídos pelo odor do caldo de galinha (da marca da sua preferência) e sairão do vaso para comer. 
  • No entanto, como o caldo de galinha está misturado com o bicarbonato, assim que o bicarbonato entrar em contato no estômago, virão à morte. 

O que jogar no esgoto para matar ratos?

Existem vários produtos que são utilizados para matar os ratos presentes no esgoto. No entanto, um dos mais recomendados é misturar vinagre com bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio é danoso para as pragas e faz com que saiam do local. 

Como evitar animais na privada?

A melhor maneira para evitar animais na privada é, por exemplo, comprar um bloqueador, que impedirá que qualquer roedor, cobra ou inseto suba. 

Ah, e, além disso, a Martec pode te ajudar a resolver problemas como o rato no vaso sanitário e privada. Atendemos em São Paulo e na Grande ABC, prestando serviço de excelência e atendimento 24 horas super humanizado. Entre em contato conosco.

E então, gostou do que leu? Comente conosco suas dúvidas em relação aos ratos no vaso sanitário e, claro, compartilhe este material com alguém que está passando pelo mesmo problema. 

Até a próxima!

4.5/5 - (2 Comentários)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *