Piso soltando e caindo: o que pode ser, como consertar e dicas

O que pode ser o piso soltando e caindo? Na maioria das vezes, isso acontece justamente porque ocorreu algum problema de infiltração. Ou seja, a entrada de água e líquido para trás da cerâmica. 

Essa entrada de líquidos ocorre por uma série de fatores. Entretanto, está principalmente relacionada à qualidade da argamassa utilizada em todo o processo de construção. A qualidade da mão de obra também influencia.

 Afinal, se o pedreiro não assentar o piso corretamente, as chances dele se soltar aumentam. Vazamentos provocados por canos na parede também justificam isso acontecer. 

piso soltando

E então, quer saber mais sobre? Vem conosco da Martec para podermos te ajudar com isso de forma prática. Além disso, não esquece de vir conhecer mais materiais em nosso blog. 

Piso soltando e caindo: Por que o piso solta do chão e parede?

Sinais de infiltrações na parede e na laje são um dos incentivos para procurar a ajuda de um especialista e impedir que a situação se agrave para a queda dos pisos. 

As infiltrações ocorrem devido a algum cano estourado ou que possua buracos, que libera líquidos no local trazendo mais umidade, inclusive, o odor de mofo junto a manchas. 

Uma das características que este problema está acontecendo é justamente o aparecimento de manchas variadas no meio do piso, ou aspecto de oco sempre que dá uma batidinha neles. 

Nesta situação citada acima, é recomendado que opte por uma empresa de caça vazamentos 24 horas, que poderá auxiliar, com a ajuda de aparelhos de caça vazamento, como o Geofone, a encontrar a origem e causas dos prejuízos para que, assim sendo, possa haver a sugestão de melhorias a serem realizadas e o problema não se repita. 

Além da infiltração, outra causa comum que faz com que os pisos se desgrudem é o uso de materiais de péssima qualidade, como a argamassa e o rejunte (quando fica velho, começa a se soltar e permite a entrada de líquidos para baixo da cerâmica ou porcelanato). 

No momento em que for contratar um pedreiro, é de suma importância que o pergunte sobre as experiências que possui para se certificar de que realmente sabe assentar o material. Isso fará toda a diferença na durabilidade da sua obra! 🏠 

O que fazer quando o piso está soltando?

Existem algumas dicas que devem ser colocadas em prática para resolver este problema, pois independente do estágio em que estiver, tanto no começo quanto mais avançado. 

Escovação

Se o piso está se soltando e é necessário recolocar, o primeiro passo é retirar os problemáticos e ocos, mesmo que não tenham caído ainda, para não apresentarem problemas futuros. 

Use uma escova ou lixa mais grossa que permitirá remover o resto de argamassa que estiver no local. Se a camada estiver muito grossa, é possível utilizar uma escova de fio de aço ou, quem sabe, uma broca. 

Inclusive, é indicado que, se houver o aparecimento de mofos e manchas desde esverdeadas a escuras, lave-as com água sanitária ou cloro. Nesse sentido, o cloro precisa de alguns cuidados para ser ministrado em segurança. Indicamos que faça o uso de luvas de borracha e de máscaras para não entrar em contato direto com ele. 

Lembre-se: se deixar a parede mofada ou com manchas antes de realizar a aplicação da nova camada de pisos, corre o risco de não colar bem. Termine a última lavagem com água bem limpa após o uso do cloro e se certifique de que não há mais resquícios. Se necessário, repita este processo novamente. 

Refaça o contrapiso se necessário e evite piso soltando

Em algumas situações, faz-se necessário refazer o contrapiso. O valor que gastará para realizar este procedimento varia conforme o preço cobrado pela hora do pedreiro e o mês, assim como a cotação dos materiais. 

O contrapiso serve principalmente para deixar a superfície do chão mais reta, facilitando a colocação dos pisos. Faz-se necessário em quase todas as obras e não é necessário inserir ferros. 

Materiais de qualidade

O indicado é fazer o uso de C2 para os revestimentos de parede de locais como salas e quartos. Já para o chão, banheiro e cozinha, áreas com maior movimento (chão) ou umidade (parede), dessa forma recomenda a argamassa C3 cinza para os pisos mais escuros e o C3 branco para os mais claros. 

Caça vazamentos 

O piso soltando e caindo possui várias causas, desde o tempo da obra, por ser mais antiga, ou, quem sabe, pela falta de materiais de qualidade utilizados na construção, principalmente em relação à argamassa ou assentamento realizado pelo pedreiro. 

Outro motivo bastante comum são os vazamentos, que ocasionam o aparecimento de sinais de infiltração na obra. 

Se acaso o motivo do piso descolar for esse, não basta apenas colocar os pisos com uma boa argamassa, como também optar por uma empresa de caça vazamentos que possui os equipamentos de caça vazamento, como o Geofone, necessários para descobrir quais os canos que permitem a saída de líquidos para solucionar o problema pela raiz. 

A Martec trabalha com caça vazamentos e também possui especializações em desentupimento. Trabalhamos atendendo nossos clientes em São Paulo (SP) e na Grande ABC. Estamos atendendo 24 horas. 

Por isso, entre em contato conosco para podermos te ajudar a resolver todos os problemas da sua obra. ⚒️

Quando o piso começa a estourar?

De acordo com os especialistas, um dos principais motivos pelo qual o piso começa a estourar é justamente o fato de que muitos pedreiros não respeitam o espaçamento correto e adequado indicado pelos fabricantes. O deve respeitar o espaço tendo em vista que a cerâmica também incha. 

E, em relação aos pisos do chão, precisam aguentar certa pressão dos pés e dos corpos. Dessa forma, algumas marcas não podem estar muito próximas, precisando de fugas com espaçamento de 4 mm enquanto outros necessitam apenas de 1 mm. Geralmente, usa-se 1mm, 2mm e 4 mm. 

Neste artigo, a Martec falou melhor sobre o que pode ser o piso soltando e caindo. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente conosco para podermos te ajudar. 

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *