Por que limpar a caixa d’água? A desinfecção da caixa de água garante uma série de benefícios para as pessoas que utilizarão a água posteriormente.
De acordo com dados compartilhados pelo portal Pragtech, mais de 70% de todas as contaminações das famílias brasileiras estão relacionadas à falta de cuidado com a água. Afinal, o local em que fica armazenada também tende a acumular bactérias e matérias orgânicas patogênicas que, se não eliminadas, podem causar diversas doenças.
Quer saber quais são essas doenças? Vem com a Martec que vamos te ajudar com um guia completo. Ah, e antes de continuar, também convidamos você a conhecer o nosso artigo de quanto custa limpar a caixa de água e como limpar a caixa de água.
Vem conosco e saiba tudo sobre sintomas e motivos do por que limpar a caixa d’água.
Por que limpar a caixa d’água?
Ao não realizar a limpeza da caixa de água em dia, com o uso de cloro e outros produtos que auxiliarão a deteriorar as bactérias, você arrisca contrair doenças.
Cólera
A cólera atinge principalmente o intestino delgado. Os sintomas começam a aparecer cerca de duas horas após a infecção. Ela é causada por intermédio da bactéria Vibrio cholerae.
Sinais de desidratação são bastante comuns. Por isso, os médicos recomendam que o tratamento seja realizado principalmente com a reposição de líquidos. Outros sinais de que o paciente está infectado com a cólera são:
- Diarreia mais volumosa, demorando para passar mesmo com o uso de medicamentos.
- A coloração das fezes fica líquida e acinzentada.
- É comum que o paciente comece a sentir muito enjoo e tenha crises de vômitos, como se estivesse com infecção alimentar.
- Letargia, ou inconsciência.
- Desidratação devido à diarreia e maior quantidade de vômitos.
- Pele com aparência de seca.
- Muitas dores musculares.
Amebíase é um dos motivos Por que limpar a caixa d’água
A amebíase é uma infecção adquirida pelo intestino grosso ocasionada pelo uso de água contaminada. A transmissão da Entamoeba histolytica ocorre por intermédio dos alimentos, quando não são limpos e higienizados corretamente, e também pela água.
Esta doença é bastante comum em áreas tropicais, quando não se tem saneamento básico e melhores condições de vida.
Não há uma determinação de quando os sinais começam a aparecer. Entretanto, sabe-se que apresenta alguns sintomas bem específicos que, se sentidos em conjunto, deve-se procurar por um médico ou especialista:
- Cólicas no abdômen, como se fosse dor de barriga mais intensa.
- Fezes pastosas ou bem ressecadas, não há diarreia.
- Fadiga, o corpo parece estar mais dolorido e cansado.
- Devido ao ressecamento, é comum que se sinta gases e desconfortos.
- Perda de peso e vômitos com mais frequência.
- Pressão baixa é um dos sintomas, apesar de não estar em todos os pacientes.
- Variações de temperatura e febre também são bastante comuns.
Hepatite A
Por que limpar a caixa d’água? Porque você pode contrair a hepatite A, que atinge principalmente o fígado e que revisita uma série de sintomas. É muito comum que os pacientes infectados sintam dores abdominais e muito cansaço.
No entanto, um dos sinais mais claros de que se trata de hepatite é que a pele e os olhos ficam amarelados. A urina adquire uma coloração mais escura enquanto as fezes recebem um aspecto mais claro. Vale salientar, entretanto, que os pacientes infectados com a hepatite A nem sempre apresentam os sintomas nos primeiros dias ou são sintomáticos.
Leptospirose
A Leptospirose atinge todos os órgãos do corpo. Geralmente, é ocasionada devido à presença da urina do rato, causando desse modo muitas vezes pelas enchentes locais ou pelo simples fato de que há estas pragas por perto da caixa. A leptospirose ocasiona em dores por todo o corpo, intensificando-se na batata da perna.
Porque limpar a caixa d’água, pois também é comum que o paciente tenha crises de vômito e dores abdominais intensas. As dores, além de acontecerem nos músculos no geral, também estão presentes nas articulações do corpo.
Giardíase
Por fim, mas não menos comum, outra doença que atinge o intestino delgado, sendo originada pela não limpeza da caixa de água, além do consumo de água suja, é a Giardíase.
Os sintomas são bastante semelhantes com as demais doenças. Entretanto, é comum notar que o paciente apresenta maior quantidade de gases. O enjoo não é constante. Deste modo, surge e desaparece alguns minutos depois, esse é um dos pontos que a diferencia das demais.
Além disso, é normal que o paciente se sinta extremamente cansado e vago, além de perder o apetite com uma frequência maior. Outro sinal é que a diarreia persiste por semanas. Neste artigo, mostramos o por que limpar a caixa d’água. Como você viu, ao não realizar a limpeza correta, corre-se o risco de ser contaminado por diversas doenças transmitidas pela água suja ou que não recebeu o devido tratamento.