Desinfecção de caixa d’água: como limpar, quais produtos usar

Será que você sabe como fazer a desinfecção de caixa d’água de forma saudável

Desinfecção de caixa d'água

A lei n.º 10.770, de 08/11/1989 determina que a desinfecção de caixa d’água é necessária quando é utilizada para o consumo humano, visto que, por intermédio dela, consegue-se garantir que o ambiente não será fonte de dengue ou outros insetos. 

Além disso, em São Paulo (SP), as empresas que realizam este serviço precisam ser autorizadas pela prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde.

Continue a leitura aqui conosco porque, neste artigo de hoje, a Martec preparou um super guia que vai te ajudar a entender mais sobre a periodicidade, quanto custa limpar a caixa de água e outros aspectos importantes. 

Passo a passo para fazer a desinfecção de caixa d’água

A limpeza e desinfecção de reservatórios de água potável é fácil de fazer, mas você precisa ter em mãos alguns instrumentos: 5 litros de água sanitária, 1 escova grande, 1 vassoura de plástico (não podem ser de milho) e equipamentos de proteção individual, como os EPIs.

Logo após ter tudo isso, faça os seguintes passos e aprenda como limpar a caixa d’água.

1. Esvazie a caixa de água 

Remova toda a água presente na caixa ao abrir a tampa lateral. O processo de higienização pode começar quando já estiver eliminado mais de 75% do líquido. 

2. Jogue 5 litros de água sanitária 

Jogue 5 litros de água sanitária para cada caixa de 1 mil litros, espalhe bem nas laterais e no fundo. Depois disso, basta aguardar cerca de 1 hora para que a água sanitária faça efeito e comece a decompor algumas moléculas de limo e bactérias. 

3. Esfregue 

Agora é o momento de fazer o serviço “sujo”, que é esfregar as laterais da caixa d’água. Recorra a equipamentos de proteção individual, os EPIs, visto que a água sanitária, também chamada de cloro, causa problemas de pele quando é exposta diretamente. Use botas, luvas e proteção nas narinas (respirar perto da água ocasiona dores pulmonares). 

Use tanto a vassoura quanto a escova para esfregar as laterais e fundo. Com um balde ou uma bacia, remova o excesso de lodo no fundo da caixa de água. 

4. Encha novamente 

Pronto, você terminou de realizar o processo de desinfecção da caixa d’água. Por isso, use uma mangueira para remover o excesso de sujeira e deixe encher novamente. O tempo para encher varia bastante conforme o tamanho da caixa de água e a potência da mangueira, no entanto, está em torno de uma hora a quatro.

 O ideal é que a limpeza ocorra em um período do dia em que há poucas pessoas em casa que usem chuveiros, descargas etc. 

Qual a periodicidade da limpeza da caixa d’água?

Consoante o previsto pelo Art. 68, do código ambiental, a periodicidade de limpeza da caixa de água deve ser realizada a cada seis meses. Isso impedirá haver a instalação de inseto ou do excesso de lodo que prejudica a saúde das pessoas que consumirão a água. 

Quantos ml de água sanitária para 1000 litros de água?

O indicado é que se use até 5 litros de cloro para cada 1000 litros de água. Essa é a concentração ideal que não causará prejuízo para a saúde. 

Quais produtos não posso utilizar para desinfecção de caixa d’água?

Você sabia que existem alguns produtos específicos que não se deve utilizar no momento em que for realizar a desinfecção de caixa d’água? Separamos uma lista de alguns deles abaixo e o motivo pelo qual não são recomendados. 

Detergente

O detergente forma muita espuma e tem odor. Sem contar que, depois que há a formação de espuma e estiver mais concentrado, será necessário que você gaste muita água para remover os seus resquícios e, assim sendo, poder beber o líquido na caixa. 

Produtos com odor 

Além do detergente, qualquer produto que contenha odor em sua composição, como cheiro de lavanda, de fato não deve ser utilizado para desinfecção de caixa d’água

Por que limpar a caixa d’água? Veja os benefícios que serão proporcionados!

Existem alguns benefícios e vantagens que você garante ao estar em dia com o processo de limpeza, nesse sentido, neste artigo de hoje, separamos alguns pontos importantes!

Fim de doenças 

De acordo com dados compartilhados pela Organização Mundial da Saúde, muitas doenças são causadas pela falta de limpeza de água e da caixa onde fica armazenada. Assim, realizar um bom processo de limpeza é uma forma de garantir não somente a sua saúde, como também a de toda a família. 

Menos gastos 

Quando você mesmo está fazendo em casa, sem contratar uma empresa para higienização, garante menos gasto e, assim sendo, uma maior economia ao final do mês, o que é mais que necessário em momentos de crise financeira, não é mesmo?

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva dos seus sistemas hidráulicos garante que não terá problemas ocasionados pela falta de cuidados. E a gente sabe: gastar pouco anualmente para manter é melhor que não gastar nada, mas depois ter que pagar um elevado valor para consertar o erro, não é mesmo?

Ter atitudes preventivas, além disso, ajudar a economizar, garante que terá água de qualidade, livre de bactérias e fungos patogênicos para a saúde humana. 

Contrate a Martec para limpeza e desinfecção de caixa d’água

Você sabia que a Martec trabalha com na grande ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Mauá) e em São Paulo (SP) com a limpeza de caixa d’água? Por isso temos os preços justos e estamos atendendo nossos clientes 24 horas por dia. 

Temos alguns diferenciais de mercado como, por exemplo, os equipamentos de elevada qualidade e profissionais técnicos que buscam os melhores resultados durante a prestação de serviços. 

Os clientes interessados em realizar a contratação dos nossos serviços, podem entrar em contato de várias formas. Ligação (11) 4211-5252, WhatsApp (11) 9.4002-5075 ou Baixada (13) 9.9605-1394. Além disso, estamos online para atendimento urgente. 

Então o que você está esperando para manter a saúde da sua família ao realizar a desinfecção de sua caixa d’água?

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *