Você sabe quais são os sinais de infiltração? Saber identificar cada um deles é crucial para garantir que encontrará o problema ainda no começo e que não terá tantos gastos para resolver.
Assim que os identifica, é de suma importância realizar a contratação de um caça vazamentos, que poderá identificar melhor o problema e sugerir formas de o corrigir para impedir que volte a acontecer. Um caça vazamentos também realiza reformas hidráulicas em banheiros e cozinha, sempre que necessário.
Sendo assim, a equipe da Martec separou um guia completo que vai te ajudar a identificar quais são os sinais de infiltração de forma prática.
Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, fique aqui conosco porque separamos um super guia completo dos principais sinais de infiltração.
O que é infiltração de água?
A infiltração é o nome dado para o processo onde a água atravessa o solo ou a parede, ocasionado problemas graves na residência como aparecimento de limos e, inclusive, em algumas situações, mofo. O mofo é extremamente danoso para a saúde do ser humano, visto que causa problemas respiratórios e torna o ar interno no ambiente viciado.
A infiltração deve ser tratada por especialistas, visto que, se não receber a devida atenção, mesmo que tenha sido “previamente resolvida” por alguém, pode se intensificar a longo prazo, trazendo enormes prejuízos para o seu bolso.
O que acontece quando tem infiltração?
Geralmente, os problemas de infiltração podem ser resolvidos por intermédio da impermeabilização da superfície ou da troca de canos furados. Mas, para que isso seja possível, será necessário realizar alguns investimentos.
Apesar do valor gasto com caça infiltração ser mais caro que o desejado por muitos cidadãos, ainda sai barato quando se analisa a longo prazo, visto que, se a infiltração não for corrigida corretamente, pode voltar a apresentar problemas e, inclusive, se ocorrer na parede, soltar rebocos, soltar pisos e tintas.
Quais são os sinais de infiltração?
Veja, abaixo, uma lista com os principais sinais de infiltração que separamos neste conteúdo que irão te ajudar a identificar o problema e, assim sendo, realizar uma possível reforma em seu banheiro ou cozinha.
1. Bolhas na pintura
As bolhas na pintura são comuns principalmente na parte de fora. Você pode notar problemas de infiltração, principalmente nos casos em que não há concreto e que a água da chuva cai diretamente nas paredes mais próximas do chão. Nesta situação, é comum que a tinta comece a se soltar lentamente e, além disso, apresente coloração esverdeada devido ao aparecimento de limo.
As bolhas na pintura são um dos primeiros sinais de que a sua parede está precisando de impermeabilização. Além disso, caso você esteja construindo, vale a pena ir até um material de construção para comprar impermeabilizante que seja colocado no cimento da obra, principalmente no reboco.
O impermeabilizante cria uma barreira sobre o seu cimento, que faz com que seja ainda mais difícil da água conseguir entrar.
2. Manchas que vão do verde ao cinza e preto
O excesso de água facilita para que haja o aparecimento de duas pragas que nenhum dono ou dona de casa deseja: limo ou o fungo. Por isso, em locais em que há maior quantidade de umidade, sofre-se com aparecimento de marcas, que vão da coloração verde ao cinza e preto.
Felizmente, existem algumas formas práticas de realizar a limpeza destas paredes após corrigir os problemas de infiltração. O indicado é que o morador opte por esfregar as paredes com o uso de álcool com vinagre. Para remover os fungos e limo, faça uma mistura com a mesma quantidade destas duas substâncias e depois esfregue com uma escova e detergente.
Caso a mistura não seja suficiente para remover as marcas da parede, faça o uso de água sanitária, ela é extremamente eficaz e pode te ajudar a ter bons retornos neste processo de manutenção.
3. Rodapé ou piso soltando
Outro sinal de que algo não está indo bem é em relação ao rodapé ou o piso soltando. Se a umidade está vindo pela parte interna (de dentro para fora) e não externa (como quando jogando um balde de água na parede), é comum que os pisos e rodapés comecem a se soltar pela umidade, mesmo que se tenha feito o uso do melhor C3 – componente utilizado para colocação das cerâmicas.
Este faz parte dos sinais de infiltração quando ela já está em estágio mais avançado. Por isso, se está acontecendo na sua casa, é de extrema importância procurar urgentemente por um especialista que poderá auxiliar na resolução deste problema.
4. Piso com cor diferente com sinais de infiltração
Esta característica também está em nossa lista de sinais de infiltração. O piso com cor diferente mostra que o material “chupou” a umidade que estava na parede.
Isso é muito comum de acontecer quando o material da cerâmica é o barro, no entanto, esta característica não é facilmente identificada em caso de porcelanato, porque ele é fabricado com componentes diferentes que o protegem da entrada de água.
Hoje em dia, existem pisos vendidos pelos materiais de construção que já vem com esta proteção contra a água. No entanto, não indicamos para banheiros e cozinhas visto que, se houver alguma infiltração, corre-se o risco de não notar porque não ficará manchado.
Alguns tipos de rejuntes também podem manchar quando estão expostos a muita umidade, alguns, inclusive, se soltam da parede. O rejunte bicomponente, sendo geralmente indicado para o porcelanato, não apresenta esta característica, visto que é amplamente utilizado para uso em locais molhados, como nas piscinas.
5. Rachadura no reboco
Outra característica bastante comum é em relação à rachadura no reboco. A rachadura no reboco acontece principalmente pela negligência do morador em tomar uma atitude para resolver o problema de infiltração ou por tentar resolver por cima sem contar com a ajuda de um profissional. Esta situação faz com que o cimento comece a se soltar da parede, tornando a estética feia e não atraente.
Neste caso, faz-se necessário uso de massa corrida para tentar consertar os buracos causados. No entanto, se a situação estiver muito avançada e uma grande parte do reboco já esteja prejudicada, faz-se necessário a contratação de um pedreiro para rebocar o local novamente.
6. Tinta se descolando
Casas geminadas e sobrados, que estão sendo amplamente construídos em alguns estados, possuem esta característica com mais frequência porque as paredes estão expostas diretamente à chuva, o que não acontece com as casas que possuem telhado para fora das paredes.
A tinta começa a se descolar, formar bolhas ou ter colorações diversas, e, com a exposição direta à água da chuva e sol, seu tempo de durabilidade e resistência é bem menor.
Como saber se tem sinais de infiltração no chão?
Um dos sinais de infiltração no chão é quando você joga um balde de água sobre o piso e ele começa a absorver o líquido enquanto os demais pisos não efetuam esta absorção. Se isso acontecer, busque investigar.
Quais são os tipos de infiltração?
Você sabia que existem vários tipos de infiltração quando estamos falando de construção civil? Veja, abaixo, uma lista com as principais delas e quais são as causas para acontecerem.
- Infiltração por Pressão Negativa: ocorre, na maioria das vezes, devido à má impermeabilização da obra. Existem produtos específicos que podem ser misturados com o cimento para impedir que isso aconteça. Alguns pedreiros também usam o detergente para das mais liga e tornar a massa resistente para reboco, impedindo que ela sofra com frequência pela umidade.
- Infiltração por intempéries: ela ocorre pela incidência de chuva direta ou má instalação das calhas, que fazem que a água venha para dentro da residência.
- Infiltração por condensação: é muito comum acontecer na cozinha, por isso, indica-se que todo o ambiente seja de piso. Acontece quando o vapor quente entra em contato com as paredes frias e se condensa, voltando a ser água. A parede sem o piso, apenas com reboco e tinta, pode puxar este líquido e prejudicar, assim, o cimento, além de ocasionar no aparecimento de fungos e mofos.
- Infiltração ascendente por capilaridade: ocorre quando há a má instalação dos pisos, com o uso produtos de má qualidade que permitem a instalação de umidade na parte interna, ocasionado, na maioria, na soltura dos materiais.
Quais os problemas causados pelos sinais de infiltração?
Por fim, outro assunto que devemos abordar sobre os problemas ocasionados devido aos sinais de infiltração. No decorrer do artigo, citamos alguns deles, como a queda do reboco, parede manchada, piso se soltando, mofo e limo na parede. Procurar por um especialista é uma forma de economizar a longo prazo e, assim sendo, impedir transtornos futuros pela falta de cuidado e negligência.
E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto, então ligue em um de nossos telefones? Comente aqui conosco e, claro, não esqueça de compartilhar este conteúdo com alguém que também desejaria saber quais são os sinais de infiltração.