Será que estou cometendo algum erro ao realizar a reforma hidráulica no banheiro? As pessoas tendem a cometer uma série de equívocos no momento em que estão pensando em realizar a reforma hidráulica do banheiro.
Isso porque não possuem experiência com este tipo de obra ou preferem optar por um profissional que tenha um preço bem mais barato apenas com o intuito de economizar.
Fazer por si só sem contar com um profissional realmente qualificado pode ser um grande erro e isso fará com que venha a se arrepender. Principalmente porque os defeitos de uma obra mal acabada começam a surgir e se intensificar, como canos tortos e vazamentos.
Visto que existe duvidas, a gente separou um guia completo para te explicar melhor o que é uma reforma hidráulica em banheiro, quanto custa fazer e quais são os erros mais comuns que você comete quando decide fazer por si só.
O que é reforma hidráulica?
A reforma hidráulica nada mais é do que o processo de troca de tubulações e canos na parte responsável por levar a água até a pia, box, ou vaso sanitário. Mas sempre temos dúvidas de como fazer uma reforma hidráulica.
Os consertos ou necessidades de reformas acontecem por vários motivos, desde vazamentos nos rejuntes até as quebras de canos. É uma prática comum e realizada quando se está residindo em casas mais antigas, por exemplo.
Quanto custa fazer hidráulica de um banheiro?
Quanto custa trocar cano de banheiro ou fazer uma reforma hidráulica?
Bem, isso pode variar de acordo com a gravidade da obra, quantidade de canos trocados e até mesmo com a região em que se mora. Varia muito, você pode gastar de R$ 100 a mais de R$ 5 mil.
Mas, como é cobrado o serviço de hidráulica? Geralmente, os profissionais que atuam com os serviços de hidráulica são solicitados para visitarem sua residência para orçar. Assim sendo, você deverá informar aos especialistas quais são os problemas enfrentados, o que deseja realizar.
Esses profissionais avaliarão o tempo que investirão para o conserto e os materiais que possivelmente gastarão para tal e, somente então, será possível fornecer um orçamento e determinar quanto você vai gastar. O indicado é fazer ao menos 3 orçamentos, dessa forma, poderá ter mais noção sobre os preços médios que estão sendo praticados pelo mercado.
Erros mais comuns ao fazer a reforma hidráulica no banheiro: você cometeu algum deles?
Veja, abaixo, quais são os erros mais comuns que você está sujeito a cometer quando está realizando a reforma hidráulica do seu banheiro. Ah, e caso já tenha cometido algum deles, não se esqueça de comentar conosco, viu?
1. Optar por pessoas sem experiência ou freelancer
O indicado é que você opte por empresas que sejam realmente especializadas em relação à reforma em banheiros. Procurar por freelancers que você não faz ideia se são capacitados ou não para realização deste serviço, fará com que, a longo prazo, o seu encanamento comece a apresentar problemas.
Por exemplo, um problema bastante comum enfrentado ao contratar um serviço sem a devida qualidade, é o rejunte do vaso sanitário que começa a soltar. Quando ele está se soltando, você arrisca ter vazamentos de alta quantidade de água sobre o chão.
Isso não aconteceria se optasse por uma empresa que sabe realizar esse tipo de serviço que conta com materiais de qualidade, geralmente com rejunte bicomponente, que tem o preço 6 vezes mais caro que o tradicional.
Existem várias formas de você contratar uma empresa que atua com a parte hidráulica da sua residência fazendo reforma em banheiro. Uma delas é fazer o uso do Google Maps, opte por sua região e analise qual delas tem mais avaliações positivas e comentários dos clientes.
Analisar o perfil da empresa no Facebook ou Instagram também é uma forma de ver sobre o que fazem e o que os clientes acham.
2. Deixar alguma instalação exposta
Quando você deixa a sua instalação exposta, está correndo o risco de a danificar caso bata nela, mesmo que sem querer, com algum material. O recomendado é que o encanamento esteja sempre atrás do cimento ou do piso, assim, estará sendo mais protegido contra possíveis danos e quebras do dia a dia, ainda mais quando se tem crianças pequenas na residência.
Sempre que construir a sua residência, você deve se certificar de que há algumas caixas de piso sobrando em casa.
Essas caixas serão primordiais no momento em que realizar uma reforma, visto que poderá as utilizar nas paredes e chão para que os resquícios de quebras não fiquem à mostra ou não arrisque encontrar mais do mesmo piso para comprar em materiais de construção, sendo obrigado a utilizar um que seja diferente ou mudar toda a arquitetura do cômodo.
3. Fechar a parede antes de testar a parte hidráulica
Esse é um dos erros mais comuns que as pessoas cometem quando estão realizando a reforma hidráulica no banheiro: por exemplo, fechar as paredes sem terem testado, antes, a questão da parte hidráulica.
Já pensou você gastar dinheiro colocando piso no chão e depois descobre que a queda de água não está sendo efetiva ou que continua infiltrando?
Ou seja, você estaria tendo despesas desnecessárias apenas porque não se deu ao trabalho de testar a obra por alguns minutos.
Teste e, de preferência, prefira fechar a parede somente alguns dias depois (sempre tomando cuidado para não quebrar os canos expostos), porque isso garantirá que, se a questão da reforma hidráulica no banheiro apresentar problemas alguns dias após ter sido realizada, você consertará sem gastos a mais.
4. Utilizar materiais de péssima qualidade
O mais barato, a longo prazo, pode acabar saindo caro, principalmente porque você terá que gastar bem mais dinheiro com reformas e consertos do que teria gasto ao investir em uma construção robusta inicial.
Por isso, sempre que tiver condições, prefira materiais de qualidade elevada e mão de obra altamente qualificada para a realização de serviços voltados para hidráulica e reforma.
Enfim, neste artigo de hoje, a gente abordou mais sobre os erros comuns na reforma hidráulica no banheiro. Tem algum outro que você conhece e a gente não citou? Comente aqui!